BUSCAR MUNICÍPIOS

ÍNDICE DE MUNICÍPIOS

INICIATIVA

APOIO

Creative Commons License

CARTA DE MINAS 1922

CARTA DO ESTADO DE MINAS GERAES [...] ORGANIZADA PELO CLUBE DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO (1922)

A “Carta do Estado de Minas Geraes confeccionada em Commemoração do Primeiro Centenario da Independencia”, hoje sob a guarda do Arquivo Público Mineiro (BH) teria sido uma das fontes consultadas para elaboração da Carta de Minas Gerais. Publicado em Berlim/Alemanha, em 1922, pelo Clube de Engenharia do Rio de Janeiro (1880), o mapa é mencionado por Teixeira de Freitas no discurso proferido quando da inauguração da exposição cartográfica de 1º de setembro de 1923, em Belo Horizonte:

Teve o empreendimento [estatístico e corográfico] como fontes mais diretas: 1º as folhas já impressas ou ainda em original da Comissão Geográfica e Geológica de Minas Gerais [...]; a carta do Estado de Minas Gerais, na escala de 1:100000, organizada pela Comissão da Carta Comemorativa do Centenário do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro (presidente, Dr. Paulo de Frontin; relator, Dr. Francisco Bhering); 3º o arquivo de mapas, plantas, caminhamentos e croquis de municípios, distritos, zonas, rios, estradas, cidades, vilas e fazendas, reunido pelo Serviço de Recenseamento, da Diretoria Geral de Estatística [...]. (FREITAS, 1943, p. 116) (grifos nossos)

A reprodução do mapa foi realizada para este site pelo Arquivo Público Mineiro.

FONTE CONSULTADA:

FREITAS, Mário Augusto Teixeira de. De Ontem e de Hoje: os Serviços de Estatística do Estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Estatística. Instituto Brasileiro de Estatística. Ano IV. Janeiro-março 1943. nº 13. p. 107-131.

Carta do Estado de Minas Geraes confeccionada em Commemoração do Primeiro Centenario da Independência. 1922.

Maria de Lujan Seabra de Carvalho Costa e Maria Lúcia Prado Costa - Organização
Amilcar Vianna Martins Filho - Prefácio
Maria Aparecida Seabra de Carvalho Cambraia - Planejamento
Márcia Maria Duarte dos Santos - Cartografia
Maria Cândida Trindade Costa de Seabra - Toponímia
Maria do Carmo Andrade Gomes - História
Rodrigo Denúbila | Lazuli Studio - Design e Programação
Arquivo Público Mineiro (APM) - Digitalização do Album
Marina Martins - Estagiária